O número de alunos a aprender Latim diminuiu 80 por cento nos últimos dois anos lectivos. Perante os números, professores e investigadores temem o desaparecimento de uma disciplina que desenvolve o raciocínio e facilita a aprendizagem de todas as línguas
FONTE: SOL ONLINE
Ao ler esta noticia, decidi colocá-la aqui, porque, além de ter um comentário a fazer quanto à mesma, eu e a Patricia vamos para o 10º ano já em Setembro, e ambos para o curso de Linguas e Humanidades, o único em que temos a hipótese de escolher o latim.
Bem, não me espanta nada que o número de alunos que querem aprender línguas estejam a diminuir. Estão em constante mudança, não proporcionam [ou pelo menos é esta a visão dos alunos] aulas tão dinâmicas, não têm tanta importância práctica [o que importa é saber escrever e falar português e inglês.] É claro que o latim tem algumas vantagens, como ser uma lingua que já não vai sofrer mais acordos ortográficos, e que, como se pode ler na noticia, é uma espécie de matemática de letras... mas mesmo assim, não deixa de ser uma cortina que vão dar a aulas em que é necessário memorizar.
Apesar de inicialmente ter posto Latim como hipótese como uma das minhas duas escolhas, já decidi que prefiro Literatura Portuguesa.
Patricia, estás convidada a comentar o tema :)
Tiago.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
É verdade que quando recebi o papel com as disciplinas para o curso de Línguas e Humanidades fiquei super contente por ter latim. Não só por ser uma escrita antiga e complexa, porque se pensarmos bem, se não fosse o latim, não teríamos muitas palavras no nosso vocabulário. E é claro que os alunos perdem o interesse em querer aprender línguas ou qualquer outro tipo de coisa. Não é dinâmica, não os faz querer estudar e aplicarem-se... é por isso que penso que acordos ortográficos e qualquer outro tipo de mudanças, não deveriam ser aceites. Se o aluno está a adaptar-se àquela e já a sabe, vem um acordo ortográfico sem sentido e altera tudo de novo. Acho que as pessoas que não sabiam falar correctamente português, agora saberão muito menos. Bem, mas esta é só a minha opinião. Certamente existirão outras que me possam fazer mudar de ideias quanto ao assunto acordo ortográfico.
É por isso que eu fico feliz por já estar na Universidade. Não temos ninguém a perseguir-nos para escrevermos com um português pomposo e correcto. Sim, porque estudantes de biologia têm de escrever com um inglês científico. Yupi!
E voltando ao latim, felizmente sei alguma coisa de latim por ser uma linguagem utilizada em biologia e gostava de aprender mais. Mas nós, gentinha de ciências, não temos direito a escolher essa disciplina, por isso guardo o latim para aprendizagem própria, no futuro.
Ah, e já agora, este site pode interessar-vos aos dois -> http://www.mystudyplace.pt.vu/
Foi feito por uma amiga minha que também esteve em Humanidades e agora entrou para o curso de "Línguas, literaturas e culturas". Não tenham medo de enviar-lhe alguns mails com dúvidas, ela responder-vos-à alegremente.
Yay, Línguas e Literaturas! O meu agrupamento, como sabem, e tive, como opções estruturantes, Latim e Literatura Portuguesa. O Latim é difícil, tem imensas excepções às regras e requer estudo, mas acaba por ser útil, até mesmo para a nossa própria língua, além de que é sempre interessante.
Quanto a LP, é uma espécie de português onde se estudam mais autores e nenhuma gramática, e gostei também (go Bocage!).
Espero que gostem desse agrupamento. ^^
Enviar um comentário